Viagens de avião: dos preços das passagens ao desembarque

by - abril 29, 2019

Apesar de hoje em dia a viagem de avião ser algo mais comum e que muita gente já sabe de olhos fechados como fazer, ainda existem pessoas que se perdem um pouco, desde o momento de pesquisa de preços e avaliação das companhias, até as escalas e consequentes desembarques nos destinos finais.

Por isso, esse post é dedicado àqueles que ainda não viajaram de avião e tem dúvidas, ou aqueles que já o fizeram, mas foi com a ajuda de algum parente/amigo e não sabem bem como proceder em uma viagem sem alguém lhes auxiliando.

  • PESQUISA DE PREÇOS DAS PASSAGENS

A pesquisa de preços é um dos fatores mais importantes na hora de você querer embarcar para uma viagem. Você precisa levar em consideração:

  •  os seus rendimentos
  • o local de onde você quer partir ou onde pode ser mais barato
  • se vale a pena comprar uma passagem com voo direto para o destino ou uma com escalas, 
  • ou até mesmo mais de uma passagem separadas, comparando o valor total de duas somadas, com o de uma passagem apenas.

Mais de uma vez eu precisei ficar dias pesquisando valores de passagens de avião e os locais de onde poderia partir, tanto para minhas viagens, quanto para pessoas da família. A pesquisa quanto ao valor eu recomendo sempre utilizar tanto os canais como Decolar, Melhores Destinos, Skyscanner, entre outros do mesmo gênero.

No entanto, o que eu mais gosto de utilizar nas pesquisas de preços é o Google Voos. Sim, para mim este é o melhor site para conseguir acompanhar os preços, comparando com as datas próximas às que você planeja viajar. 

Tendo a possibilidade de ver os valores com estimativas de aumentos e baixas, de datas próximas mais baratas, ativação de rastreamento das passagens que você achar mais interessantes, além de que nele aparecem passagens de alguns dos sites informados acima. 
(pesquisa de preços no Google Voos)
(foto de valores de passagens para datas próximas ás selecionadas)
Mas, a coisa que eu mais gosto no Google voos é poder adicionar mais de um local de partida e de chegada. Assim, eu consigo comparar os preços de forma mais simples e dinâmica. 

Na minha opinião isto é extremamente útil, considerando que eu moro em uma cidade que possui um aeroporto próximo, mas que os valores de passagens de aviões que saem dele, em geral são muito altos. É vantajoso utilizar esta ferramenta, pois assim consigo adicionar os demais aeroportos próximos á minha cidade. 

(pesquisa de passagens com mais de um local de partida/chegada)
Outra dica interessante de se fazer é calcular o valor da passagem de avião saindo do aeroporto próximo a onde você mora para o destino, e o valor da passagem saindo do aeroporto próximo até um aeroporto grande, mais o valor da passagem do aeroporto grande até o seu destino final. 

Por exemplo, quando eu vim para a Itália, as passagens de avião saindo do aeroporto próximo a minha cidade, para a época que eu precisava estavam em torno de 3 mil reais. No entanto, a passagem do voo nacional da minha cidade até São Paulo, mais a passagem de São Paulo até a Itália, deu menos de 2 mil reais. Grande diferença, não?

O ponto negativo de comprar as passagens separadas, é que nos casos de voos internacionais, as passagens incluem, em geral, duas bagagens despachadas de 23 kg, enquanto que o voo nacional não inclui nenhuma. Então, se você pretende comprar as passagens separadas, terá de comprar o adicional de bagagens para o seu voo nacional. 

Outro ponto, é que você precisa comprar as passagens com uma margem de mais de 5 horas de diferença entre a chegada do seu voo até o próximo. Isso porque, você precisa pensar que pode haver atrasos nos voos. Você terá que buscar a sua bagagem despachada no aeroporto, fazer check in do próximo voo e despachar as bagagens novamente (isso pensando nas filas grandes), passar pelos detectores de metais e imigração (se tiver).

Agora, se você tem bastante tempo para aguardar os preços baixarem, ative o rastreamento de preços das passagens e fique de olho no seu e-mail para notificações, elas não são tão regulares, então recomendo que ainda sim, entre no site com regularidade para verificar os preços, ou cuide pelo aplicativo.

Preciso comprar a passagem meses antes? Sinceramente, não. Claro que com isso não estou recomendando você a comprar a passagem em cima da hora, ou uma semana antes da viagem. Mas também não há necessidade de comprar a passagem mais de 4 meses antes, porque os valores delas variam bastante, e você pode acabar perdendo uma boa oportunidade por querer comprar com muita antecedência.

  • SE POSSÍVEL, SEMPRE FAÇA SEU CHECK IN ONLINE

A tecnologia está aí para ajudar a gente em quase tudo hoje em dia, então por quê não aproveitá-la? O check in online é muito fácil e rápido de ser feito, você pode fazer até pelo celular. É muito útil, pois evita o transtorno das filas, ou, caso você precise despachar as bagagens, ainda sim irá lhe render um bom tempo extra ao ter feito online.
(foto do aplicativo da companhia aérea azul, retirado de seu site)
Outra opção, é fazer o check in nos totens dispersados pelo aeroporto, estes também são simples de se entender e práticos, para que você não precise encarar filas desnecessárias.
(foto de totens de check in da companhia aérea azul)
Em geral, para se fazer o check in é apenas necessário que você insira os seus dados pessoais, os dados do documento pessoal que você cadastrou ao efetuar a compra da passagem, a escolha do seu assento, o peso da bagagem para despachar em certos totens (no caso de alguns totens há uma balança nele específica para pesar as malas), e a conclusão do seu check in, onde irá gerar a sua passagem efetivamente com todos os dados necessários para o seu embarque.

  • CUIDADO NA HORA DE PASSAR PELOS DETECTORES DE METAIS

Não, o cuidado não é exatamente com a máquina em sí, mas com o esquecimento que algumas pessoas podem ter no momento da pressa, ou quando está cheio e se sentem obrigados a fazer o procedimento o mais rápido possível. 

Quem já viajou sabe que após passar pelas portas enquanto se despede de seus parentes e amigos, você irá encontrar o detector de metais, vai precisar de livrar de tudo que seja metal e colocar nas bandejas, além de retirar o notebook que esteja na mochila/mala para que passe pelo scanner. 
(foto de detectores de metais em aeroportos)
O problema é que quando estamos com pressa, ou nos sentimos pressionados, temos a tendência a fazer tudo sem prestar atenção, e isto pode nos trazer um grande prejuízo. 

Esquecimento de notebooks, relógios, celulares, entre outros objetos, é muito comum de acontecer na hora de passar pelo detector de metais, ou por falta de atenção, quando você pega as coisas correndo para ir para a próxima fila, ou porque às vezes pode acontecer da sua última bandeja ainda não ter saído e você não perceber. 

Então, se você não quer ter um prejuízo de esquecer alguma coisa importante no aeroporto e ter que, ou comprar um novo ou voltar lá para buscar, o ideal é sempre tentar fazer esse procedimento com a maior atenção possível. Não importa se vai ter mais gente te olhando feio, melhor olhares feios do que perder alguma coisa importante, não?

  • PRESTE MUITA ATENÇÃO NOS PAINÉIS DE VOO

(foto de painéis de informações de voos em aeroportos, retirada do site da uol)
Os painéis que informam quais voos estão ou não dentro do horário, o número do voo, o destino, horário de embarque e, principalmente, local de embarque, precisam ser checados constantemente. Em aeroportos pequenos isso pode não ser tão importante, porque não tem muitos locais de embarque, no entanto, é de extrema importância cuidar nos voos em aeroportos grandes. 

Isso porque o atraso de voos é algo comum, e também porque a troca de local de embarque é mais comum ainda. Você pode estar sentado no seu portão de embarque pensando na vida e aguardando a hora do seu voo, e quando olhar para o painel descobrir que seu voo teve trocado o portão de embarque para o outro lado do aeroporto, e aí é aquele desespero para conseguir chegar a tempo. 

Mas muda só uma vez, né ale? Não, infelizmente você corre o risco de chegar ao portão de embarque alterado e descobrir que foi alterado novamente para outro portão. Sim, isso vai lhe dar muita raiva, mas infelizmente é algo que não podemos comandar, apenas sempre ficar alerta aos painéis e seguir aquilo que consta lá.

  • ESCALAS NACIONAIS OU INTERNACIONAIS

As escalas são muito comuns hoje em dia, e acabam sempre sendo incluídas em voos com as passagens mais em conta. Acredito que seja em decorrência do transtorno das escalas, pois além de você ter que descer do avião para aguardar outro em algum aeroporto, você também acaba angariando algumas horinhas a mais no seu voo, que se fosse direto seria mais prático e rápido.

Quando tenho uma escala preciso retirar a minha mala despachada naquele aeroporto para despachar no próximo? Não, nas escalas próprias da sua passagem, esse transtorno fica por conta da companhia aérea, você só terá que no máximo ir no guichê da sua companhia e solicitar a passagem daquele aeroporto até o destino final. 

Quando a escala é feita em um país diferente, a primeira escala na cidade internacional você precisará passar pela imigração de lá, o que comporta em esperar em uma fila nada pequena, e ter a análise de sua possibilidade de entrar no país ou ser deportado de volta. 

Após a passagem por esta imigração, você não terá que passar novamente se o seu próximo destino for dentro do mesmo país, ou no caso da Europa, se o seu voo tem destino final uma cidade pertencente a Área Schengen.

  • FINALMENTE O DESEMBARQUE

Nos voos nacionais, o desembarque é a melhor coisa, simples e rápido, você só precisa sair do avião e pegar suas bagagens para ir embora, pronto. O problema é quando o voo é internacional, pois após o desembarque no aeroporto, você primeiro irá passar pela imigração, que pode estar vazia por ser ainda muito cedo, ou só o seu voo ter chegado naquela hora. Ou o mais comum, pode estar lotado e você ter que esperar muito tempo até a sua vez de ser ''entrevistado'' pelo oficial.

Nessa parte, não há muito a ser dito, você simplesmente responde aquilo que lhe for perguntado, mostre os documentos que forem solicitados e aguarde sua aprovação com o carimbo. 

Após essa fase que pode ser muito estressante, pois tendemos a ficar nervosos, é a vez de ir buscar as suas bagagens (se elas estiverem inteiras, pois a probabilidade dela vir com algum defeito ou quebrada é bem grande), você retira sua bagagem e pronto, aproveite sua viagem ao máximo.

É isso gente, qualquer outra dúvida, é só perguntar, espero que tenha sido útil esse artigo, e até mais. 

You May Also Like

0 comentários