Como andar de trem na Itália

by - abril 26, 2019

Antes de vir para a Itália, eu pensava que andar de trem era algo muito simples e fácil, era só comprar os bilhetes no guichê/site e andar no trem. Não, não é só isso. Existem algumas regras que todo mundo que pretende andar de trem aqui precisa saber, e que raramente você irá encontrar alguém disposto a te explicar em uma estação de trem. Acredite, estações são os locais em que as pessoas menos desejam te informar alguma coisa, isso se você souber italiano, se você não souber? Senta e chora, e espera até escutar alguém falando seu idioma para conseguir alguma dica.

Mas, como eu demorei para entender esse sistema e sei que é chato, vou passar algumas dicas de coração pra quem estiver lendo esse texto.

  • SEMPRE STAMP SEU BILHETE ANTES DE ENTRAR NO TREM

Quando você retirar seu bilhete das máquinas de venda, ele estará bonitinho e inteiro, como o dessa foto: 
(foto de um bilhete de trem comprado em uma máquina self-service impresso)
(foto de um bilhete de trem com reserva, onde consta o vagão e assento)
Mas, ele não é válido ainda para ser utilizado no trem, acredite, se você não stampá-lo antes de entrar no trem, é possível que durante a sua viagem um fiscal passe verificando os bilhetes, e se o seu não estiver stampado, ele irá lhe aplicar uma multa nada generosa. E você não vai querer pagar uma multa só por não ter feito um procedimento tão simples, né?
(foto de outra espécie de bilhete de trem impresso)
Para stampar o bilhete, você deve ainda na estação ir até uma máquina da foto abaixo, colocar o bilhete no sentido das flechas dentro da abertura e esperar ela fazer o barulho de impressão. Nessa impressão que ela fará no seu bilhete irá constar um código e o nome da cidade onde você stampou o bilhete, e pronto. Seu bilhete já está válido e não há mais riscos de ser multado. 

(foto de uma máquina de stampar)
Das vezes que andei de trem, somente em uma até o momento eu fui abordada por um fiscal para verificar meu bilhete, você pode pensar que isso é raro e não tem problema, mas ainda sim, é bom não se arriscar, afinal a multa é em euros...

Preciso stampar meu bilhete em cada troca de trem? Não, apenas uma vez já é válido por todo o seu percurso.

Excessão: A única excessão á esta regra de ter que stampar os bilhetes é para os casos das passagens compradas via internet, pois nestes casos o bilhete já vem com a data especificada.

  • COMO SABER QUAL PLATAFORMA SEU TREM ESTARÁ

(foto de uma plataforma de trêm na Itália)

Não, essa informação não vai estar no seu bilhete. Ah, sério? Sério! Porque? Eu realmente não sei, mas infelizmente não consta. Eu já vasculhei os meu bilhetes milhares de vezes, tentando ver um nexo, algum dado que possa me indicar tal informação, mas não há. 

Você somente saberá a plataforma em que seu trem irá aparecer ao olhar os painéis com as informações de trens e seus horários. Lá, irá constar o número do trem, que inclui letras, o local para onde estará indo, horário e a plataforma, que na Itália se chama 'Binário'. Mas cuidado, é sempre bom ficar cuidando pelo painel, pois os binários em que os trens irão chegar e os horarios são como dos aviões, podem mudar a qualquer minuto ou ter algum atraso.

  • O MEU TREM TEM ESCALAS, COMO SABER QUAIS DEVO PEGAR?

(foto de um painel de horários de trens)

Trem tem escala sim minha gente, ele não vai direto de uma ponta a outra da Itália não, no máximo tem alguns que vão bem mais longe que outros, mas se seu trajeto for meio cumprido, você terá escalas, como um avião. 

Na verdade, o sistema do trem aqui é muito parecido com o de andar de avião. Nas escalas você irá descer na cidade, procurar o binário que seu próximo trem estará e pronto, só embarcar.

Mas diz onde que devo fazer a escala no bilhete? Não, não diz. Essa informação você consegue no momento da compra do bilhete, lá irá constar os horários, classes (sim, tem primeira e segunda classe, mas não tem lá muita diferença), os valores, quantas horas irá levar o trajeto, e se terá escalas e onde irá ter. 

Eu indico você a tirar uma foto do painel quando estiver finalizando a compra do bilhete, pois lá irá constar além dos locais em que você terá que descer e horários, também indicará o número e letra dos trens que terá de pegar, e com essa informação você consegue se virar fácil nos painéis nas estações de trem.

  • MEU TREM ATRASOU E PERDI O DA ESCALA SEGUINTE, O QUE FAÇO?

Mas ale, trem atrasa? Atrasa sim! Mas como, se ele anda em trilho e não tem transito? Ah mas não é só isso que causa atraso, não!

Quando fui fazer uma viagem pra conhecer um pouco da Itália, peguei um trêm que possuía três escalas, na primeira parada em uma estação aberta (em que estava um frio de morrer e um vento lindo pra ajudar) eu e minha irmã aguardamos meia hora para o próximo trêm da escala, no entanto, quando era pra ele ter chego na estação, ouvimos um aviso de que ele estaria atrasado em meia hora por motivos de manutenção! Sim, o trem teve problemas e tiveram que parar para arrumar! Aguardamos mais de meia hora e ele apareceu, tudo bem, pensamos que como havia meia hora de espera na próxima estação, iriamos chegar a tempo do próximo trem. 

Mas no meio do caminho, ele parou de novo!! E ficou por mais de uma hora parado, e eu pensei 'ah pronto, como faço com o próximo que tinha horário para pegar?'

Ao chegar na estação da ultima troca de trem, o que tinhamos que pegar havia partido há muito tempo, então nos informamos com um senhor que mostrou qual horário o próximo trem para o nosso destino iria chegar e disse que poderiamos ir nele.

Então, quando você perder um trem, devido ao atraso do anterior em que vinha, não se preocupe, porque você poderá entrar no próximo para o seu destino.

  • A MÁQUINA PARA COMPRAR BILHETE SE PAGA SÓ COM CARTÃO?

(foto de máquinas de venda de bilhetes de trem)
Não, as máquinas dispostas nas estações para a compra dos bilhetes aceitam tanto cartão, quanto dinheiro, inclusive aceitam moedas para as vezes em que o valor é quebrado!
São muito simples, tem opções de seleção de várias linguas para que você possa escolher, não há mistério algum em usar elas.

  • O DILEMA DE TRENS REGIONAIS ANTIGOS

As portas dos trens, independente se atuais ou antigos, não se abrem automaticamente para você conseguir entrar e sair dele. Existe uma distinção entre os trens modernos e os antigos, principalmente nas rotas regionais.

Nos trens atuais para que você consiga embarcar/desembarcar do trem, é necessário pressionar um botão redondo luminoso que estará na lateral da porta, assim, pressionando o mesmo, ela irá se abrir e você poderá circular.

No entanto, os trens antigos, não há essa automatização. Então como que faz para entrar nele? Você irá reparar que nas portas vai haver uma alavanca vermelha, pequena e mal posicionada, onde você deverá puxá-la e e empurrá-la para conseguir entrar ou sair do trem.

Por mais que pareça uma informação não tão relevante, e as vezes, fácil de se entender, para quem recém está inciando viagens em trens e se acostumando com o botão sempre presente, ao se deparar com um tren antigo pode não saber o que fazer, principalmente se você estiver sozinho para embarcar naquele vagão.

Essa informação foi adicionada por dica de uma pessoa que leu o post, e que achei muito pertinente para todos.


BÔNUS: STAMPAR OS BILHETES TAMBÉM SERVE PARA OS DE ÔNIBUS

Pera ale, quer dizer que eu posso usar o bilhete do trem stampado no ônibus? Não, nononono. Mas a regra é a mesma, quando você entra no ônibus, você ou já irá com o bilhete comprado em alguma tabacaria da cidade (onde indico, pois o valor é sempre um pouco mais barato do que dentro do ônibus), ou dentro do ônibus em que o motorista irá lhe entregar.
(foto de trás de um bilhete de ônibus já stampado) 
Lá dentro, geralmente ao lado do banco do motorista tem uma máquina bem parecida com a da estação de trem, para que você possa stampar o seu bilhete da mesma forma. E assim, ele estará devidamente válido, e sim, também há fiscalização em ônibus e, se você for pego com um bilhete que não esteja stampado terá multa. 

Além disso, se precisar trocar de ônibus em algum terminal, você pode usar o mesmo para o próximo e não precisa stampá-lo novamente.

É isso gente, qualquer outra dúvida, é só perguntar, espero que tenha sido útil esse artigo, e até mais. 

You May Also Like

6 comentários

  1. Legal, chegamos ontem anoite de Roma e rodamos parte da Toscana e Liguria e arredores de Roma, alem do trecho Zurique/Firenze, de trem. Vamos ver se ajudamos de alguma maneira. Escolheu bem a foto da passagem, sem carroza e lugar... boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fizeram uma grande viagem de trem então, eu fiz uma rota de Roma a Umbria, e depois da Umbria para a Toscana e Pisa. Espero que tenha ajudado o post! A foto da passagem é minha mesmo na verdade, nas minhas duas passagens que guardei não constam a carroza e o lugar, infelizmente, pois não fiz reserva. Mas coloquei uma foto de outro bilhete onde consta estas informações. Obrigada!

      Excluir
  2. Obrigado pelas informações. Como compro a passagem do Brasil para ir de Roma a Rimini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Você pode entrar no site https://www.trenitalia.com, nele você consegue colocar a estação de onde irá partir, o local de chegada e a data. Em roma existem várias estações, então seria bom você ver de qual estação irá sair para colocar no site. Espero que ajude!

      Excluir
  3. Perfeito! Estive na Itália com minha família (marido, uma filha e o filho) e fizemos todas as rotas desde Trento, de onde saiu meu nono Bampi, Assis,Gênova, Rimini, Cinque Terre, tudo de trem. No nosso caso o fiscal também entrou somente uma vez e estávamos organizados com os bilhetes convalidados, os ônibus também foi assim.E os táxistas são muito cordiais e demonstram respeito e gratidão pelo Brasil, pois sabem que muitos patentes seus conseguiram sobreviver e viver da guerra no nosso querido Brasil.Grazzie Mille per questa posta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha dado certo na sua viagem! Pois é, os fiscais não passam muito, mas é sempre bom estar com tudo regular. Grazie per il tuo commento!

      Excluir